Letti lança iogurtes 180g em embalagem pet

NOTÍCIAS

Letti lança iogurtes 180g em embalagem pet

POR HELENA FAGUNDES KARSBURG

E MARCELO M. HONDA

AGRINDUS/SA

EM 12/04/2017

O Poli Tereftalato de Etileno, conhecido como PET é o melhor e mais resistente plástico para fabricação de garrafas, frascos e embalagens para bebidas, óleos comestíveis, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, destilados, isotônicos, cervejas, entre vários outros. No segmento de alimentos ainda é pouco explorado.

O PET proporciona alta resistência mecânica (impacto) e química, suportando e protegendo o produto envasado do contato com agentes agressivos. Possui excelente barreira para gases e odores. Por isso é capaz de conter os mais diversos produtos com total higiene e segurança para o produto e para o consumidor.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria do PET, a embalagem feita com este material tem se mostrado ser o recipiente ideal para a indústria de bebidas em todo o mundo, reduzindo custos de transporte e produção, evitando desperdícios em todas as fases de produção e distribuição.

O PET oferece ao consumidor um produto seguro, moderno e mais acessível, democratizando mercados.

 
pet - agrindus - letti

A produção e o uso das garrafas em si já trazem vários benefícios para o meio ambiente. A reciclagem de PET colabora para a preservação ambiental. A matéria-prima reciclada substitui material virgem em muitos outros produtos, nos segmentos mais diferentes, como construção civil, tintas, produção de automóveis e caminhões ou telefones celulares.

Não bastasse o reaproveitamento de centenas de milhares de toneladas de embalagens que seriam destinadas indevidamente, a reciclagem de PET economiza recursos naturais como água e energia.

A Letti pensando em tudo isso lança este mês no mercado seus iogurtes de 180g em embalagem PET. Após oito meses de desenvolvimento adequando máquinas e logística conseguimos mais uma vez inovar com tecnologia e responsabilidade ambiental. A embalagem foi desenvolvida pela empresa Macpet Embalagens LTDA do Paraná. Esta embalagem especificamente recebeu o premio ABRE da Embalagem Brasileira 2016 nas seguintes categorias: SUSTENTABILIDADE e REDUÇÃO DE PERDAS E DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS.

 
Letti - Agrindus - embalagem PET

No quesito sustentabilidade foi avaliado se a embalagem é ecologicamente correta; se tem reciclabilidade, baixo impacto ambiental; redução de resina de 11g de polietileno (PE) para apenas 6g de PET, promovendo redução no custo total do frasco e redução no volume do selo (tampa).No quesito redução de perdas e desperdício de alimentos foi avaliado se o consumidor consegue extrair a totalidade do conteúdo da embalagem, se a embalagem não estanca o iogurte no gargalo, se a resina mais lisa permite melhor fluidez do conteúdo e se o processo de produção mais preciso é capaz de diminuir perdas no envase do produto.

Com a troca do material PE para o PET adequamos os custos de produção do iogurte de 180g para patamares mais competitivos trazendo melhores resultados para a empresa. O PE é um dos insumos que mais impactam nos custos de produção. A bastante tempo já queríamos migrar para o PET, mas faltava uma empresa parceira para abraçar o projeto conosco. A Macpet apareceu no momento certo apoiando e proporcionando de forma tranquila e profissional esta transição. Certamente colheremos muitos frutos desta parceria.

 
Fonte: Revista Milkpoint
Arquivos
Categorias
  • Nenhuma categoria